O Projeto VALUE PORTUGAL

O projeto VALUE PORTUGAL prende-se com a captação e divulgação ampla de informação relevante para a qualificação das estratégias de negócio das PME atuantes no Setor dos Resíduos nacional, visando potenciar o seu crescimento sustentado e competitivo.

 

Objetivo Estratégico

 

O CVR reconhece que os efeitos da profunda crise económica e financeira que se instalou numa escala global, mais particularmente, a situação económica de Portugal, cujos efeitos ainda se fazem sentir, alteram e condicionam a ação de todos os agentes económicos, e, principalmente das empresas, num âmbito temporal de curto-prazo. A crise vivida leva claramente a uma abordagem diferente por parte das empresas, adotando estas uma atitude mais conservadora no que concerne à realização de novos investimentos.

A capacidade de se adaptarem às difíceis condições do mercado e da concorrência global, sabendo interpretar com vantagem os desafios que a conjuntura volátil lhes coloca em permanência, obriga a constante reestruturação, diversificação e incorporação de fatores críticos de competitividade, para lhe introduzirem diferenciação e valor, os quais são indispensáveis à fixação de mercados e clientes, e são a fórmula de sucesso para que as estratégias de afirmação do Setor se possam concretizar.

As ações a efetivar com a implementação do presente projeto resultam assim de uma cuidada análise entre prioridades e condicionantes por parte do Centro de Transferência de Tecnologia e visam capacitar as empresas do Setor dos Resíduos no que concerne à obtenção de informação necessária à prossecução do seu negócio, em termos de competitividade e crescimento. Este objetivo advém da clara predominância de PME no Setor, pelo que têm reduzida capacidade humana, técnica e financeira, bem como de acesso a informação relevante. É evidente que o acesso a informação relevante e estudo de informação económica sobre o setor e financiamento requere recursos financeiros elevados, pelo que a maioria das PME não dispõe de tal recurso, sendo neste sentido que o CVR pretende atuar com a implementação do presente projeto.
Face ao exposto, identifica-se como objetivo estratégico do projeto VALUE - PORTUGAL, obter e produzir informação relevante sobre o setor dos resíduos, em todos os seus domínios, incluindo oportunidades de financiamento europeus e tendências legislativas relativamente ao Setor, funcionando como um vetor de aumento do crescimento sustentado e competitivo das empresas atuantes no mesmo, visando ainda divulgar amplamente os resultados do projeto. No entanto, a presente iniciativa preconiza o seguimento dos objetivos mencionados de seguida, como resposta aos desafios acima aclarados:

  • Potenciar a qualificação das estratégias de negócio das PME cuja atividade se insere no Setor dos Resíduos nacional, tornando-as mais sofisticadas, com estratégias de posicionamento solidificadas e que permitam criar vantagens competitivas, dotando os empresários nacionais do setor de conhecimentos e ferramentas essenciais à resolução dos principais estrangulamentos e ameaças identificados e ao aproveitamento do potencial de negócio;
  • Promover a formação e qualificação dos agentes;
  • Melhorar o posicionamento estratégico do CVR e das empresas nacionais do setor no que respeita à obtenção de financiamento;
  • Disseminar de forma ampla todos os resultados e conclusões obtidas com a implementação do projeto;
  • Funcionar como um espaço privilegiado de informação e comunicação entre indústria, associações e instituições técnico-científicas.



Objetivos Operacionais

Dos objetivos operacionais que se pretende alcançar com a implementação do presente projeto, destacam-se os seguintes:

  • Captar, produzir e aceder a informação económica sobre o Setor dos resíduos, tendências legislativas, oportunidades de financiamento para o setor a nível europeu, análise de práticas na Europa relativamente à área dos resíduos urbanos e não urbanos;
  • Realizar ações de informação e sensibilização direcionadas para as empresas do setor nacional dos resíduos;
  • Disseminar amplamente a informação e conhecimentos obtidos, com recurso a diferentes meios de difusão de informação.